5 ferramentas para te ajudar na gestão de equipes

agosto 31, 2021

Trabalhar com pessoas é um dos principais desafios de quem decide empreender, e aprender a gerenciá-las de forma a inspirar o melhor em cada uma delas é gratificante. Descubra como melhorar a gestão de equipes da sua empresa!

Para trabalhar em conjunto com outras pessoas, é importante saber como exercer o seu papel de liderança com mais eficácia: bons líderes não são aqueles que apenas delegam tarefas, mas que também motivam e inspiram o seu time. Ao ser um líder melhor, com mais empatia e uma boa comunicação, você ganha a oportunidade de aprimorar os resultados de toda a empresa. 

Nós sabemos que gerenciar uma equipe é algo que demanda bastante tempo e dedicação, pois é preciso ter diversos conhecimentos técnicos e métodos para manter a produtividade e integração do time. 

Então, para ajudar você a ter mais acertos e praticidade no dia a dia do seu negócio, reunimos 5 ferramentas fundamentais para facilitar a gestão de equipes. Confira conosco e faça uma ótima leitura!

Por que é importante contar com a tecnologia para gerenciar equipes?

Por mais que alguns empreendedores não precisem contar muito com o auxílio de ferramentas ou sistemas tecnológicos, os avanços da tecnologia podem descomplicar a gestão e a vida profissional, gerando melhorias para líderes e colaboradores.

Com a pandemia de Covid-19, o trabalho remoto passou a ser a alternativa mais viável para reduzir o risco de contágio nas organizações, então gerenciar pessoas à distância é uma prática cada vez mais comum no mercado de trabalho. 

De acordo com a Pesquisa Ipsos, 49% dos brasileiros desejam trabalhar remotamente, e 50% dos profissionais do mundo que trabalham de forma híbrida, querem aumentar as horas de trabalho em home office. Além disso, segundo a Pesquisa PGI Global, 60% das pessoas do mundo querem trabalhar integralmente em casa. 

Como é possível observar, hoje é ainda mais necessário contar com ferramentas para garantir uma gestão remota mais eficiente, mantendo os colaboradores produtivos e engajados durante o distanciamento social.

Como melhorar a gestão da sua equipe?

Antes de partirmos para as dicas de ferramentas de gestão, é importante saber como melhorar o gerenciamento da equipe da sua empresa, focando nos pontos que fazem toda a diferença. Confira, a seguir, os principais deles:

  • conheça as dores, necessidades e preferências da sua equipe;
  • tenha uma comunicação transparente e próxima;
  • faça planejamentos antecipadamente (e em conjunto);
  • monitore os processos e analise os resultados obtidos;
  • ofereça feedbacks para reconhecer os esforços e indicar melhorias;
  • mostre disponibilidade para ajudar no que for preciso;
  • invista em ferramentas para otimizar os processos.

Alguns dos benefícios garantidos ao aplicar esses pequenos passos em prática, são: melhorias no clima organizacional, redução de falhas ou prejuízos, cumprimento dos prazos, aumento da qualidade nos serviços prestados, colaboradores mais engajados, e expansão de vendas e lucratividade.

Quais ferramentas podem contribuir na gestão de equipes?

Agora que você já sabe o que deve fazer para melhorar a gestão, e quais são os benefícios desse processo para a sua empresa, pode estar se questionando sobre como realmente fazer isso em meio às demandas do cotidiano. Algumas ferramentas podem gerar mais praticidade nesse caminho. Confira a seguir!

Slack

Utilizado por muitas empresas que desejam facilitar a comunicação sem colocar a produtividade em jogo, o Slack é uma ferramenta intuitiva e prática para se comunicar com colaboradores e gestores, centralizar informações e garantir mais agilidade no dia a dia.

Além de fazer parte das melhores ferramentas de gestão para facilitar a comunicação corporativa, essa ferramenta também apresenta outras funções fora o envio de mensagens de texto: por meio dela, é possível fazer chamadas de áudio, anexar documentos, enviar vídeos, compartilhar arquivos do Google Drive e até cards do Trello.

Trello

E, por falar em Trello, é claro que essa ferramenta teria que fazer parte dessa lista. Apesar de já ser bastante conhecido entre profissionais de diversos segmentos, o Trello é uma ótima escolha para quem deseja se organizar tanto individualmente quanto em equipe.

Ferramenta de gestão de projetos online gratuita, mas que também conta com uma versão paga, a plataforma apresenta uma interface simples e intuitiva. Por lá, é possível utilizar cartões, quadros, listas e checklists, podendo personalizá-los de acordo com as temáticas e os projetos necessários para o seu time.

Com o Trello, você pode delegar tarefas, anexando imagens, arquivos e links, além de definir prazos, mencionar pessoas, enviar comentários e monitorar os processos.

Google Drive

Quem trabalha remotamente já sabe o quão importante é contar com ferramentas de envio rápido e seguro de arquivos, e o Google Drive pode ajudar bastante. Além de ser uma ferramenta gratuita e disponível para quem tem conta no Google, essa ferramenta permite a criação, edição e o compartilhamento de vários tipos de documentos, como planilhas ou arquivos de texto, em tempo real. 

Os arquivos já são automaticamente salvos e armazenados em nuvem, seguindo as normas de segurança de dados e facilitando o acesso de qualquer dispositivo a qualquer hora.

Zoom

Tanto para reuniões importantes ou happy hours com o time quanto para dar feedbacks ou oferecer treinamentos aos colaboradores, o Zoom oferece a possibilidade de reunir até 100 pessoas por até 40 minutos na versão gratuita. 

Por meio dessa ferramenta, é possível não somente fazer chamadas de vídeo, mas também compartilhar arquivos, links e documentos, além de gravar toda a chamada. Com a versão paga, você pode reunir até 500 participantes e realizar webinars de até 10 mil pessoas.

Sistema de automação

Atualmente você pode ter ainda mais recursos ao investir em um sistema de automação: com um software de gestão de equipes, a sua empresa consegue otimizar tarefas, aumentar a produtividade e melhorar a comunicação interna, entre outros benefícios. Confira, a seguir, as principais vantagens dessa ferramenta:

  • monitoramento de processos;
  • geração de relatórios com dados e métricas relevantes;
  • integração da equipe;
  • otimização do tempo;
  • redução de erros;
  • planejamentos mais assertivos;
  • análise de resultados;
  • aumento de vendas e lucros;
  • melhorias na imagem da marca;
  • segurança de dados;
  • organização e armazenamento centralizado de documentos;
  • controle financeiro eficaz;
  • retenção de talentos.

Obter um sistema de gestão é ainda melhor do que utilizar ferramentas gratuitas, pois ele permite a integração completa entre todas as áreas da sua empresa, contribuindo para o acompanhamento dos dados estratégicos e melhorando o gerenciamento de equipes a longo prazo.

Entenda como gerar melhores resultados desenvolvendo equipes. Até logo!

×