A chegada do 5G e suas melhorias para o mundo dos negócios

janeiro 31, 2022

Com o 5G, diversas transformações podem ocorrer nos setores de tecnologia, telecomunicações e negócios em geral. Saiba mais!

A implementação da quinta geração de telecomunicações (5G) no Brasil não vai servir apenas para atualizar os sistemas 4G já utilizados, mas principalmente para gerar novas possibilidades para pessoas e empresas.

Em novembro de 2021, foi efetuado o Leilão do 5G pelo Ministério das Comunicações e Agência Nacional de Telecomunicações, em que 85% das faixas de radiofrequências foram vendidas, somando R$ 47,2 bilhões.

Para saber mais sobre o impacto do 5G no mundo dos negócios, acompanhe a leitura deste artigo conosco. Vamos lá!

Por que o 5G vai impactar os negócios?

Por permitir conexões de mais alta velocidade e qualidade à Internet, a tecnologia 5G é ideal para impulsionar avanços mais amplos em diversos segmentos, incluindo a Internet das Coisas, Cidades Inteligentes, educação à distância, 4ª Revolução Industrial, entre outros.

Apesar de muitas pessoas já estarem acostumadas com o uso do 4G ao longo dos anos, as melhorias serão percebidas de forma positiva pela novidade. Porém, de acordo com os prazos fixados pelo edital do leilão, algumas regiões vão ter acesso a esse novo patamar tecnológico somente em 2029. 

Segundo uma pesquisa elaborada pela Forbes, 80% dos executivos acreditam nos resultados positivos do 5G em diversas áreas do mundo dos negócios, como atendimento aos clientes, qualidade de produto ou serviços e produtividade das equipes no trabalho, além da aceleração na revolução digital.

Quais melhorias podem ser realizadas com o 5G?

Como falamos há pouco, a novidade vai gerar diversas mudanças que poderão impactar o dia a dia das pessoas e, principalmente, o universo das empresas. Entre as transformações positivas a serem percebidas, estão:

  • videoconferências mais estáveis;
  • comunicação facilitada;
  • acesso mais rápido a informações para milhares de pessoas;
  • análise de dados em uma base maior e mais resiliente;
  • ampliação da conectividade no país;
  • aumento do número de consumidores no mercado online;
  • novas formas de inserção de conteúdo na internet;
  • maior interação nas plataformas tecnológicas e redes sociais;
  • aprimoramento de soluções de Inteligência Artificial (IA).

A tecnologia 5G já está presente na Arábia Saudita, Coreia do Sul, Taiwan, Canadá, Austrália, Alemanha, Japão, Reino Unido e Estados Unidos, e o Brasil é o primeiro país na América do Sul a fazer essa implementação, gerando possibilidades incríveis e uma nova realidade. 

Além de melhorar o mundo dos negócios, o 5G também pode ampliar o trabalho remoto das empresas, proporcionar descobertas incríveis na medicina, aumentar o número de infoprodutores e, ainda, trazer diversos benefícios à educação de escolas e universidades.

Continue acompanhando o nosso blog para conferir mais informações sobre tecnologia, negócios, empreendedorismo e marketing.

×