As tendências do mundo dos negócios para 2022

fevereiro 7, 2022

O mundo dos negócios é transformado constantemente por meio dos avanços tecnológicos e das mudanças no comportamento do consumidor. Confira as tendências para 2022!

Será que o futuro já começou? Na chegada de mais um ano, após o início da pandemia de Covid-19, há diversas mudanças que surgem tanto na rotina de pessoas quanto em processos empresariais ao redor do mundo. 

Para entender o que é preciso fazer com o objetivo de impulsionar o seu desenvolvimento pessoal e profissional, é preciso ficar por dentro das tendências e descobrir novas perspectivas.

Confira, a seguir, as 8 tendências listadas por Michael Page para esse ano de 2022 no mundo dos negócios. Boa leitura!

  1. Aumento da concorrência no mercado de trabalho

Por mais que agora seja mais fácil trabalhar para empresas de vários lugares do mundo sem precisar sair de casa, as organizações vão atentar mais para os detalhes a respeito das habilidades e experiências profissionais de cada candidato em relação à vaga disponibilizada.

2. Projetos específicos em vez de trabalho integral

Uma das tendências que mais estão crescendo nos últimos anos é a busca por trabalhos internacionais e projetos específicos não apenas por profissionais autônomos, mas também por pessoas que desejam trocar de emprego ou de área de atuação.

3. Busca por mais conhecimento

A fim de conquistar mais reconhecimento e remunerações melhores, pós-graduações e MBAs não serão mais vistos como diferenciais: estudar mais, fazer cursos pontuais e reciclar seus aprendizados são alguns dos pontos mais importantes para o futuro.

4. Trabalho em qualquer lugar

Longe da ideia de precisar de um escritório para ser reconhecido como um profissional qualificado, trabalhar de qualquer lugar não será mais apenas uma possibilidade, mas uma ação encorajada para influenciar positivamente no bem-estar e na saúde mental das pessoas.

5. Mais flexibilidade nos horários

Por mais que muitas pessoas já estejam acostumadas a cumprir cargas horárias integrais no trabalho, uma das tendências para o futuro é aumentar a flexibilidade nos horários. O bem-estar e a saúde dos profissionais serão temas de fiscalização de órgãos governamentais.

6. Novas tecnologias

Lidar bem com novas ferramentas tecnológicas vai ser uma habilidade mais valorizada para aumentar a produtividade e otimizar as demandas no mercado de trabalho.

7. Avanço da globalização econômica

As fronteiras geográficas não vão ser mais consideradas obstáculos para traçar novas rotas comerciais, aumentar as vendas, alcançar clientes e ampliar a visibilidade das marcas.

8. Surgimento de novas profissões

De acordo com os dados do estudo, 70% das crianças de hoje vão trabalhar em profissões que ainda não existem, devido às novas demandas que estão por vir nos próximos anos.

E aí, quais são as suas metas para esse ano de 2022? Vale a pena entender as tendências do futuro no mundo dos negócios para encaixar os seus objetivos de desenvolvimento pessoal e profissional da melhor forma. Esperamos que este artigo tenha inspirado você!

Continue acompanhando o nosso blog para conferir mais conteúdos sobre gestão de negócios, empreendedorismo, tecnologia e marketing.

×