Atendimento humanizado não precisa ser presencial

janeiro 12, 2022

Atendimento humanizado ou tecnológico? Esses termos não precisam se contrapor, afinal, é possível utilizar a tecnologia a favor da sua empresa e, ainda, melhorar a conexão com os seus clientes. Saiba mais!

Com o aumento na busca por sistemas de automação e otimização de tarefas, alguns empreendedores ficam em dúvidas sobre o que é preciso priorizar no atendimento: um contato mais próximo ou ferramentas tecnológicas? O ideal é conciliar esses dois fatores para gerar melhores experiências ao público. 

Na pandemia de Covid-19, em que a sociedade passou por diversas transformações em sua rotina, devido às medidas de distanciamento social e incertezas políticas e econômicas, muitas empresas precisaram fechar as portas dos seus locais físicos para manter o seu funcionamento de forma online, aumentando o uso de tecnologia.

Será que é possível se aproximar mais dos seus clientes sem atendê-los de forma presencial? Sim, você pode alinhar os objetivos da sua empresa ao uso de ferramentas tecnológicas e oferecer um atendimento humanizado para obter mais sucesso com a sua marca tanto no meio online quanto offline. Confira!

O que é atendimento humanizado?

Se você já deixou de comprar algum produto ou serviço pela demora, ou robotização nas mensagens, provavelmente você já entende a importância de ter uma relação mais próxima com as pessoas para além de um atendimento ágil e eficaz. 

É cada vez mais necessário não somente atender às demandas dos consumidores de forma mais rápida, mas também entender as necessidades e preferências dos clientes, gerando mais credibilidade e melhores experiências durante a jornada de compra.

O atendimento humanizado nada mais é do que atender com empatia, personalização, respeito, ética e responsabilidade. Diferentemente das mensagens que são copiadas da mesma forma para todas as pessoas, esse tipo de atendimento preza pela atenção ao que cada pessoa precisa e deseja. 

Ou seja, atender com humanização é praticar a escuta ativa, ter atenção às necessidades dos clientes e entender as suas dores para, assim, oferecer as soluções ideais, melhorar a imagem da sua marca e fortalecer o relacionamento com o seu público.

Quais são os benefícios de oferecer um atendimento humanizado aos clientes?

Além de facilitar a aproximação entre a marca e os clientes, o atendimento humanizado também pode gerar outras vantagens relevantes para a sua empresa a longo prazo, entre elas:

  • experiências mais satisfatórias;
  • aumento da indicação dos produtos ou serviços da sua empresa;
  • geração de competitividade no mercado;
  • mais facilidade para captar e fidelizar clientes;
  • aumento de vendas;
  • expansão do ticket médio e redução do CAC;
  • aumento da produtividade da equipe;
  • melhorias na imagem da marca.

Como usar a tecnologia para se conectar com o público da sua marca?

Atualmente muitas empresas já utilizam chatbots e outras ferramentas para agilizar o atendimento, facilitando o contato entre os clientes e a empresa. Apesar de essa tendência gerar bastante eficácia aos atendimentos, é importante pensar também na experiência dos consumidores, que desejam uma conversa mais próxima. 

Para que o atendimento da sua empresa seja de alta performance, é preciso conciliar os softwares de automação com a humanização, a fim de alcançar os seus objetivos sem esquecer de atentar para as necessidades dos clientes.

Por mais que alguns roteiros de atendimento possam auxiliar os sistemas e os colaboradores na hora de conversar com as pessoas, vale ter mais empatia para entender o que o cliente precisa e, dessa forma, oferecer os melhores procedimentos ou produtos para cada situação.

Oferecer atendimentos e experiências melhores é um desafio que demanda planejamento, investimento em ferramentas e treinamentos constantes na equipe. Além dos sistemas de automação, é recomendável investir também na interação humana para aumentar o vínculo com os consumidores.

Para utilizar a tecnologia como aliada nos canais de atendimento e vendas da sua empresa, oferecendo um atendimento humanizado mais rápido e eficaz aos clientes, é indicado ter atenção a alguns fatores, como:

  • investir em soluções que forneçam os dados de cada cliente;
  • sempre chamar as pessoas pelo nome delas;
  • responder seus clientes de acordo com o ritmo de fala de cada um;
  • entender a visão e as dores do cliente;
  • investir em tecnologia;
  • personalizar o atendimento;
  • analisar o histórico e os dados do consumidor;
  • respeitar o tempo, as necessidades e a linguagem das pessoas;
  • disponibilizar várias formas de contato e ter um canal próprio para feedbacks.

É válido ressaltar que, além desses pontos, é necessário oferecer capacitações frequentes aos colaboradores da área de atendimento e comercial para impulsionar as vendas da sua empresa e, principalmente, melhorar as interações com os clientes. 

O atendimento humanizado oferece diversas vantagens, envolvendo tanto o uso de tecnologias avançadas quanto a participação capacitada da equipe e a gestão com foco na satisfação dos consumidores.

Saiba o que é Omnichannel e como utilizar essa estratégia na sua empresa para melhorar os resultados da sua empresa.

×