Contar com o apoio do seu contador na hora de montar seu plano de negócios, pode ser o diferencial

julho 11, 2022

Ter um plano de negócios já soma pontos positivos para a sua empresa, mas fazer isso com o apoio do seu contador é ainda melhor. Saiba mais!

Ao montar um plano de negócios com a ajuda do seu contador, você pode garantir um documento extremamente valioso para desenvolver ainda mais a sua organização, os serviços oferecidos e a disponibilidade de recursos.

Se você precisa obter os melhores diferenciais para o seu negócio, pedir ajuda a um especialista em contabilidade na hora de definir as suas metas é a escolha ideal. 

Prossiga na leitura deste artigo e descubra como o contador da sua empresa pode ajudar você nas tomadas de decisões, definição de objetivos e no crescimento da sua organização, indo muito além do controle financeiro, na hora de montar o seu plano de negócios. Vamos lá!

Neste artigo você vai conferir:

  • O que é um plano de negócios?
  • Por que contar com o apoio de um contador na hora de montar seu plano de negócios?
  • Como o contador da sua empresa pode ajudar você?

O que é um plano de negócios?

Caso a sua empresa já tenha começado e você ainda não tenha um plano de negócios, não se preocupe. Apesar de esse documento normalmente ser elaborado antes da abertura e do funcionamento de uma organização, ele também pode ser feito durante o desenvolvimento da empresa.

Inclusive, o plano de negócios pode mudar ao longo do tempo, a depender dos objetivos e das necessidades da marca, então é indicado observá-lo com frequência para mantê-lo alinhado às metas da organização e ao perfil do público.

O plano de negócio é um documento que apresenta todos os objetivos de uma empresa e indica quais passos devem ser dados para facilitar o alcance de metas, reduzindo riscos e ameaças para os empreendedores e investidores a longo prazo.

Por meio de um bom plano de negócios, a sua empresa tem a chave que precisa para encontrar informações mais detalhadas não somente sobre a organização, mas também sobre o nicho de atuação, os concorrentes, produtos e serviços, clientes e fornecedores, o que também contribui bastante para a gestão.

Por que contar com o apoio de um contador na hora de montar seu plano de negócios?

Um bom profissional contábil pode garantir que a sua empresa se mantenha sempre em dia com as exigências governamentais e em conformidade com a Receita Federal. Além disso, ao contar com o apoio de um contador, você consegue ter mais tempo para outras atividades mais importantes, sem se preocupar com a saúde financeira.

Com o auxílio desse profissional, sua marca pode conquistar uma série de benefícios a curto, médio e longo prazo, entre eles:

  • ter mais facilidade na hora de tomar decisões importantes;
  • prever problemas e possíveis soluções;
  • montar a previsão de custos e encargos mensais;
  • ter uma visão mais ampla sobre o que precisa ser feito;
  • adquirir uma análise financeira mais aprofundada;
  • entender as forças, fraqueza, ameaças e oportunidades do negócio;
  • mapear todas as necessidades da marca;
  • ter mais segurança ao lidar com imprevistos ou crises.

Ao contar com a ajuda de um contador no momento de elaborar o plano de negócios da sua marca, você ganha um aliado estratégico para alcançar as metas almejadas com mais eficácia e assertividade.

Como o contador da sua empresa pode ajudar você?

Como é possível perceber, montar um plano de negócios com a ajuda de um contador é mais um diferencial que pode ser garantido pela sua empresa. E o melhor é que essa ajuda não precisa acontecer somente na parte financeira do plano. 

Confira a seguir, os momentos indispensáveis para contar com o apoio do contador da sua empresa no momento de elaborar o seu plano de negócio:

  • elaboração do documento de contrato social, que apresenta todas as informações básicas da empresa;
  • processo de registro das atividades da organização na Junta Comercial e na Receita Federal;
  • obtenção do Alvará de Funcionamento pela prefeitura da cidade, entre outros órgãos responsáveis, de acordo com o segmento da empresa;
  • emissão da Autorização de Funcionamento (AFE);
  • compra do certificado digital.

O contador é o profissional ideal para guiar você durante todo esse processo, indicando as melhores opções para evitar possíveis dores de cabeça e, ainda, garantir melhorias no uso de recursos da sua empresa tanto na hora de elaborar o plano de negócios quanto no decorrer do desenvolvimento da sua marca.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender mais sobre a importância de contar com o apoio de um contador ao montar o plano de negócio para obter mais sucesso. 

Continue de olho em nosso blog para saber mais sobre empreendedorismo, gestão de negócios, tecnologia, vendas e marketing.

×