Entenda o que é pesquisa de cultura de compliance

janeiro 17, 2022

Ainda não ouviu falar sobre pesquisa de cultura de compliance? Descubra como utilizá-la a seu favor para fortalecer os valores da sua empresa e melhorar o clima organizacional.

Provavelmente você já pensou em adotar algumas normas na rotina da sua empresa, mas será que os seus colaboradores iriam conseguir implementá-las entre uma atividade e outra? Por mais fundamental que seja definir valores e condutas, é necessário também contar com o engajamento do seu time nesse processo.

Transformar a cultura da sua empresa não envolve apenas a parte de estabelecer propósitos, mas introduzi-los no dia a dia do negócio, a fim de que as pessoas consigam incorporar os valores definidos de forma mais simples, prática e eficaz, promovendo mudanças realmente positivas para alcançar os objetivos almejados.

Por meio da pesquisa de cultura de compliance, é possível identificar as forças e fraquezas, quais ações devem ser modificadas, quais estratégias estão sendo eficientes, e o que é preciso fazer para fortalecer a cultura organizacional da sua empresa, acompanhando os resultados, e colher os frutos desejados.

Prossiga na leitura deste artigo conosco para entender o que é pesquisa de cultura de compliance e como essa tarefa pode ajudar você a desenvolver mais a sua empresa, contando com um lugar melhor para toda a equipe, as parcerias, os fornecedores e os clientes. Confira!

O que é pesquisa de cultura de compliance?

A pesquisa de cultura de compliance basicamente serve para mensurar a cultura ética de uma empresa, garantindo que os valores e as normas desta possam ser implementados na rotina de uma forma mais natural e eficaz por todos os colaboradores e gestores.

Para entender se os valores fazem parte do dia a dia das pessoas que trabalham em determinada empresa, é necessário mensurar e avaliar os resultados com frequência, a fim de avaliar o que é preciso fazer para melhorar o clima organizacional, e é aí que a pesquisa entra.

Ao analisar os resultados da cultura de compliance, monitorando os processos ao longo dos dias e fazendo uma pesquisa com o público interno do negócio, é possível entender quais são os próximos passos a serem dados para solucionar possíveis problemas.

Como a cultura de compliance pode melhorar os resultados da sua empresa?

A pesquisa de cultura de compliance facilita o entendimento sobre a visão de cada colaborador e, consequentemente, a visão coletiva de toda a equipe. 

Ao analisar resultados diferentes do esperado, você pode pensar em estratégias eficientes, como promover capacitações, reuniões e treinamentos sobre ética, transparência e honestidade. Alguns dos benefícios promovidos por esse processo, são:

  • redução de riscos e prejuízos;
  • melhorias no clima organizacional;
  • gestão mais eficaz;
  • aumento da integração e do engajamento da equipe;
  • fechamento de negócio com boas parcerias;
  • impulsionamento de melhores resultados;
  • sustentabilidade da empresa.

Como aplicar a pesquisa de cultura de compliance no seu negócio?

Para garantir a diminuição de possíveis problemas em sua empresa, como desentendimentos entre colaboradores, assédio, corrupção, mentiras ou fraudes, por exemplo, é recomendável implementar a pesquisa de cultura de compliance. Para isso, você precisa seguir alguns passos. Confira os principais deles a seguir.

Acompanhe as situações e os colaboradores no dia a dia de trabalho

A pesquisa de cultura de compliance não deve ser realizada de forma mensal ou trimestral, mas diariamente e com constância para garantir uma avaliação mais aprofundada. 

Por isso, vale acompanhar as situações e entender as necessidades das equipes, atentando para o cenário de reclamações, desempenho, turnover, motivação, burnout, entre outros. Ao verificar algum ponto prejudicial ao código de ética do empreendimento, é necessário tomar as ações cabíveis para encontrar melhorias.

Faça um diagnóstico do atual cenário da empresa

Depois de fazer uma pesquisa mais aprofundada, é hora de analisar todos os dados obtidos e elaborar um diagnóstico para entender o comportamento e as motivações dos colaboradores, atentando para os detalhes de cada situação. 

Antes de implementar o fortalecimento da cultura desejada, então, é importante verificar se há profissionais com sobrecarga de trabalho, colaboradores desmotivados por problemas do ambiente e desrespeito no local de trabalho, por exemplo. Isso vale tanto para o formato presencial quanto híbrido e remoto.

A cultura de uma empresa, para ser implementada e fortalecida, precisa ser constantemente acompanhada, e a pesquisa de cultura de compliance é uma das melhores formas de encontrar melhorias frequentes em sua empresa. 

Veja também como adotar o compliance para gerenciar os recursos financeiros da sua empresa com mais segurança.

×