Você sabe o que é Open Banking?

março 3, 2022

Apesar de ainda ser considerada uma novidade nas instituições financeiras, o Open Banking tem gerado mais praticidade na rotina de várias pessoas.

Por meio dos serviços do Open Banking, é possível ter mais facilidade para compartilhar dados, produtos e serviços no que se refere a finanças, transformando positivamente a forma que os bancos atuam e a vida dos clientes. 

Além de reduzir os processos burocráticos, o Open Banking também permite que o cliente tenha mais controle em sua área financeira e, assim, possa escolher a instituição com as melhores condições. Prossiga na leitura deste artigo para saber mais sobre o que é Open Banking!

O que significa Open Banking?

O conceito de Open Banking se refere a um meio de fazer movimentações entre diferentes instituições bancárias por diversas plataformas com segurança e mais agilidade.

Dessa forma, essa modalidade gera experiências mais simples e eficientes no uso de produtos e serviços financeiros, facilitando o dia a dia dos clientes na hora de ter mais controle sobre o seu dinheiro. 

Quais são os benefícios do Open Banking?

Ao oferecer soluções melhores aos clientes e ajudar até em tempos de crise ou imprevistos econômicos, o Open Banking apresenta diversos outros benefícios, como:

  • redução de custos e carências;
  • ausência de taxas de manutenção
  • mais facilidade na hora de trocar de instituição;
  • aumento das opções para o consumidor;
  • geração de competitividade entre as instituições.

É recomendável aderir ao Open Banking?

Não há dúvidas de que o Open Banking é seguro para todos os envolvidos, mas é importante tomar alguns cuidados:

  • pesquise mais informações sobre instituições financeiras antes de escolher uma;
  • confira quais são as certificações, exigências e autorizações do Banco Central;
  • entenda quais são as formas de atendimento para tirar as suas dúvidas;
  • tenha contato pessoal com o seu gerente.

É válido ressaltar que cada instituição financeira adota os seus próprios serviços, produtos e métodos de segurança. Portanto, é indicado entender quais são os modelos que mais são condizentes com as suas necessidades e, principalmente, quais seguem os devidos cuidados com os dados dos clientes.

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a entender mais sobre o Open Banking. Até mais!

×